quarta-feira, 21 de novembro de 2012

2013 – ANO INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA


Dezenas de sociedades científicas, universidades, institutos de pesquisa e fundações de todo o mundo se uniram para dedicar-2013 como um ano especial para a Matemática do Planeta Terra.
Nosso planeta é o cenário para os processos dinâmicos de todos os tipos, incluindo os processos geofísicos no manto, os continentes e os oceanos, os processos atmosféricos que determinam o nosso tempo e clima, os processos biológicos que envolvem espécies vivas e suas interações, e do humano processos de finanças, agricultura, água, transporte e energia. Os desafios para o nosso planeta e nossa civilização são multidisciplinares e multifacetados, e as ciências matemáticas desempenham um papel central no esforço científico para entender e lidar com esses desafios.

A missão do projeto MPE é:
* Estimular a pesquisa na identificação e resolução de questões fundamentais sobre o planeta Terra.
* Incentivar educadores em todos os níveis para comunicar as questões relacionadas ao planeta Terra.
* Informar o público sobre o papel essencial das ciências matemáticas para enfrentar os desafios do nosso planeta.
Há quatro temas para MPE:
* PLANETA A PARA DESCOBRIR: oceanos, meteorologia e clima; processos manto, recursos naturais, sistemas solares.
* UM PLANETA DE APOIO A VIDA: ecologia, biodiversidade, evolução.
* UM PLANETA ORGANIZADO POR SERES HUMANOS: sistemas políticos, econômicos, sociais e financeiros; organização dos transportes e redes de comunicação, gestão de recursos; energia.
* Um planeta EM RISCO: as alterações climáticas, o desenvolvimento sustentável, as epidemias, as espécies invasoras, desastres naturais.
Assim, a Matemática do Planeta Terra atrai pesquisadores com uma gama muito ampla de especialização. Sua maior colaboração e os esforços em capacitação vai durar: Matemática do Planeta Terra vai continuar após 2013.
PROPOSTA DE PORTUGAL:
Caro colega, enviamos em anexo documentação sobre o jogo “Planeta matemático 2013″ e sobre o concurso que lhe está associado. O “Planeta matemático 2013″ é uma iniciativa integrada no ano 2013, declarado pela UNESCO como o ano internacional da “Matemática do planeta Terra”, organizada pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e que pretende envolver as escolas do país. Por este motivo, pedimos a melhor atenção para a informação anexa, e a sua divulgação por outros colegas eventualmente interessados. Convidamo-lo ainda a consultar o site http://apps.uc.pt/go/pm2013 ou a seguir-nos no Facebook facebook.com/PlanetaMatematico2013, onde encontrará os documentos, assim como informação atualizada sobre a iniciativa.
Comissão organizadora do “Planeta matemático 2013"

Fonte:  http://cenfopmatematicasignificativa.wordpress.com/2012/09/11/2013-ano-internacional-da-matematica-do-planeta-terra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário